Através destas Atividades busca-se unir os conhecimentos científicos e dar apoio metodológico, procedimentos e materiais voltados às atividades pedagógicas e lúdicas para o ensino e a aprendizagem da astronomia conduzindo as matérias de História, de Geografia e das Ciências, contextualizado em projetos de trabalho educacional, de acordo com a necessidade e com respeito ao tempo de aprendizado de cada criança, adolescente e jovem.
Noite e Dia
Ensine conceitos básicos de Dia e Noite utilizando um globo e uma lanterna. Com quatro bonequinhos de papel e presos, um no Brasil, um no Japão, um na Alemanha e outro na Rússia. Com a lanterna Ligada em frente do globo e a sala fechada para ficar escura. Imagina-se que a lanterna representa o Sol e o globo o planeta Terra. Utilizando do mesmo método é possível mostrar para os alunos as diferenças de horários no planeta terra.
De dia Existem estrelas no céu?
Por que não enxergamos as estrelas de dia? Utilizando uma folha de papel branco, lápis de cera branco, tinta guache preta bem diluída em água e pincel ou pedaços de espuma. Discuta bastante com as crianças o porquê delas não conseguirem enxergar as estrelas desenhadas com giz branco sobre o papel branco. Faça relação com o sol e as estrelas. Afim de facilitar para os alunos que não saibam desenhar estrelas crie um pequeno molde de papel cartão onde possam desenhar suas estrelas no papel.
Relógio de Sol
Observando a movimentação das sombra dos objetos e sabendo que a menor do dia é quando o Sol se encontra no ponto mais alto da de sua trajetória. Qual é o comprimento da sombra de uma haste qualquer (fincada na vertical, num lugar plano). Através de anotações ainda mais apuradas é possível criar um calendário solar, com isso ter mais conteúdo para discussão com os alunos em sala de aula, demonstrando a influência do sol no calendário juliano e sobre o tempo decorrido em semanas meses e anos.
(Crédito: Mão na Massa oficinas - AEB Escolas)
Paper Craf
Através desta atividade de recorte e colagem tem como objetivo mostrar o formato e a atmosfera de cada planeta e ainda fazendo com que cada aluno tenha um exemplar de do planeta trabalhado. Utilizando destas atividades artísticas, onde de forma divertida cria-se um vínculo do aluno com a matéria. Além do aluno ter criado seu próprio planeta, também é possível utilizar de oficinas para demonstração das distância dos planetas e seu posicionamento no sistema solar. Os materiais utilizados são tesoura, cola e o papel de dobradura disponibilizado no link.
Através desta atividade de recorte e colagem tem como objetivo mostrar o formato e do sistema solar de cada planeta e ainda fazendo com que cada aluno tenha um exemplar de do Sistema Solar. Os materiais utilizados são tesoura, cola e o papel de dobradura disponibilizado no link.
(Crédito: Editora Cannon)
Sistema Solar em 3D
Aplicativo criado para facilitar a pesquisa de alunos e curiosos da astronomia. Material necessário é computador com internet. Através deste aplicativo é possível apresentar para os alunos os cometas os planetas anões também as suas orbitas elípticas. Usando o modelo realístico dos tamanhos os alunos verão a magnitude do sistema solar.
(Créditos: www.solarsystemscope.com/pt)
Podemos utilizar as novas tecnologias, como os aplicativo de smartphones, para ajudar na educação e fomentar o conhecimento sobre astronomia. Muitas crianças de 4° ano até ensino Médio já possuem smartphones ou tablets, até mesmo nas mais baixas classes sociais.
O Google Sky Map é um app gratuito. Basta aponta-lo para uma região e é possível fazer um mapeamento do céu, ver as constelações, observar a real localização dos planetas e isso pode ser feito em qualquer horário inclusive de dia.
LINK PARA TUTORIAL e LINK PARA GOOGLE PLAY
(CRÉDITOS: Sky Map Devs)
Estações do ano com isopor
Com uma bola de isopor, vareta e uma lanterna observar os diferentes aspectos das iluminação solar incidente no Planeta terra e como a posição angular pode interferir no clima nos diferentes tropicos.
(Crédito:Ponto Ciência)
Fases da Lua
Com uma caixa de papelão, bola de ping pong e uma lanterna observar os diferentes aspectos da iluminação solar incidente na lua e como a posição do observador pode diferir no formato das suas sombras.
(Crédito: Infinitte Planetário)