Através destas Atividades busca-se unir os conhecimentos científicos e dar apoio metodológico, procedimentos e materiais voltados às atividades pedagógicas e lúdicas para o ensino e a aprendizagem da astronomia conduzindo as matérias de História, de Geografia e das Ciências, contextualizado em projetos de trabalho educacional, de acordo com a necessidade e com respeito ao tempo de aprendizado de cada criança, adolescente e jovem.
Através desta atividade de recorte e colagem tem como objetivo mostrar o formato e a atmosfera de cada planeta e ainda fazendo com que cada aluno tenha um exemplar de do planeta trabalhado. Os materiais utilizados são tesoura, cola e o papel de dobradura disponibilizado no link.
(Crédito:Planetarium Recklinghausen Stadtgarten 6 - 45657 Recklinghausen www.sternwarte-recklinghausen.de)
Derretimento do gelo e nivel do mar
Compreender como o derretimento do gelo sobre os continentes contribui para o aumento do nível do mar. Demonstrar que o derretimento do gelo que já está dentro dos oceanos não contribui para a subida no nível dos oceanos. Objetivos
Com a massa de modelar representar o “continente” e o colocar na lateral da bacia plástica com um outro pedaço de massa para representar uma ilha no centro da bacia. Coloque água.
(Crédito: Mão na Massa oficinas - AEB Escolas)
Comparação entre os planetas e o sol
Existe uma diferença de volume gigantesca entre o Sol e os planetas. É possível constatar isso em tabelas que apresentam dimensões como diâmetro e volume do Sol e dos planetas. Essas tabelas, porém, não ajudam muito, porque é dificil imaginar as diferenças de tamanho apenas vendo valores numéricos. Mas, como é possível visualizar concretamente a diferença de tamanho entre os planetas e destes com o Sol? Usando bolinhas de isopor de diferentes tamanhos papel aluminio e uma bexiga amarela é possivel visualizar o tamanho dos planetas quando comparados ao do Sol.LINK PARA O PDF
(Crédito: Mão na Massa oficinas - AEB Escolas)
Construindo e lançando foguetes
Construir e lançar um foguete utilizando material reciclável e observar os processos químicos e físicos envolvidos no lançamento de um foguete. A propulsão de foguetes se dá pelo aumento da pressão interna do recipiente onde fica o combustível.
(Crédito: Mão na Massa oficinas - AEB Escolas)
A principal ferramenta de trabalho do astrônomo é o telescópio. O manuseio dele é sempre motivo de enorme curiosidade por parte de alunos do ensino fundamental ou médio e até mesmo dos respectivos professores. Visando propiciar o acesso destes a uma luneta de fácil construção, com materiais alternativos, de fácil localização no comércio, de baixo custo e resistente ao manuseio de alunos, simplificamos a montagem de uma luneta construída com uma lente de óculos, de 1 ou 2 graus positivos, e monóculo de fotografia
(Crédito: Mão na Massa oficinas - AEB Escolas)
A seguir encontra-se o desenho esquemático das partes constituintes da luneta para melhor compreensão de sua montagem.
(Crédito: Mão na Massa oficinas - AEB Escolas)
Sistema Solar em 3D
Aplicativo criado para facilitar a pesquisa de alunos e curiosos da astronomia. Material necessário é computador com internet. Através deste aplicativo é possível apresentar para os alunos os cometas os planetas anões também as suas orbitas elípticas. Usando o modelo realístico dos tamanhos os alunos verão a magnitude do sistema solar.
(Créditos: www.solarsystemscope.com/pt)
Podemos utilizar as novas tecnologias, como os aplicativo de smartphones, para ajudar na educação e fomentar o conhecimento sobre astronomia. Muitas crianças de 4° ano até ensino Médio já possuem smartphones ou tablets, até mesmo nas mais baixas classes sociais.
O Google Sky Map é um app gratuito. Basta aponta-lo para uma região e é possível fazer um mapeamento do céu, ver as constelações, observar a real localização dos planetas e isso pode ser feito em qualquer horário inclusive de dia.
LINK PARA TUTORIAL e LINK PARA GOOGLE PLAY
(CRÉDITOS: Sky Map Devs)