O Projeto Mato Grosso Imersivo com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura das cidades de Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Tangará da Serra trazem para suas escolas o Cinema Imersivo, que constitui em apresentações de conteúdos em 360º que proporcionam ao espectador a sensação de estar dentro do filme.
O projeto, exibe filmes de animação produzidas em Mato Grosso, dentro de um planetário e depois, os alunos aprendem de forma bem simplificada, a idealizar vídeos utilizando a técnica do stop motion. Tudo isso de forma muito lúdica.
O Circula MT se configura como uma oportunidade de revelar Nosso trabalho e chegar a lugares que dificilmente teriamos a chance de Levar um projeto como este. “O que a gente está mostrando a essas crianças e adolescentes, é que é possível fazer cinema, utilizando recursos mínimos, basta ter entendimento sobre as técnicas. O resultado da oficina que realizamos no Distrito de Deciolândia, em Dimamantino (a 229 km de Cuiabá), foi incrível”.
Entusiasmada, a professora Elci, se declarou emocionada com o envolvimento dos alunos. “Eles nunca tiveram uma experiência como essa. Como a gente vive na zona rural, é quase impossível que tenhamos a chance de levar os alunos para outros lugares e esse projeto é maravilhoso porque chegou até nós. E toda a comunidade escolar se integrou: pais, alunos e professores, foi um grande acontecimento”.
Etapas
Diamantino - 22 a 25 de fevereiro
O MT Imersivo esteve no município de Diamantino visitando a Escola Lucinda Fachinni no dia 22/02. No dia 23 esteve no Bairro Novo Diamantino na Quadra Delbray Cristofolli recebendo alunos de várias escolas durante o dia de noite aberto ao público em geral. Dia 24 esteve na Escola João Batista de Almeida, também no Novo Diamantino e dia 25 foi para o Distrito de Deciolândia que fica a 150 km de Diamantino, levando o projeto para os alunos da Escola Décio Furigo.
Fotos
Imprensa
InterAção com planetário itinerante conquista o público em Diamantino
A astronomia abrange diversas disciplinas, como: história, geografia, física, química, matemática, biologia, filosofia, entre outras. Pensando nessas vertentes, o Governo Municipal de Diamantino, firmou parceria com o Governo do Estado e trouxe o projeto itinerante Mato Grosso Imersivo, que através de exibições no planetário mostra os mistérios do espaço. “Poder obter tão vasto conteúdo e vivenciá-lo é uma excelente experiência”, afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura de Diamantino, Nilvo Pedro Lanza. +
Nova Mutum - 29 de fevereiro a 03 de março
O MT Imersivo esteve no município de Nova Mutum visitando a Escola Caminhos do Saber no dia 29/02. No dia 01/03 esteve na Escola Carlos Drummond de Andrade recebendo alunos de ensino fundamental 1. Nos dias 2 e 3 permanaceu na Escola Lúcia Faccio onde recebeu os alunos da propria escola e tambem vieram alunos da Escola Tancredo Neves e da APAE de Nova mutum.
Fotos
Imprensa
Lucas do Rio Verde - 07 a 10 de março
No município de Lucas do Rio Verde o MT Imersivo visitou a Escola Escola Cecília Meireles no dia 07/03. No dia 08 esteve na Escola Menino Deus. A Escola Olavo Bilac recebeu a visita do projeto no dia 09 onde tambem ocorreram as oficinas para alunos de varias escolas da rede. No dia 10 foi a vez da Escola Eça de Queirós.
Fotos
Imprensa
TV RIO VERDE, Mato Grosso Imersivo: Projeto Planetário
Mato Grosso Imersivo: Projeto Planetário
Matéria vinculada dia 11 de Março de 2016
Reportagem: Rodrigo Mateus
Imagens: Joilson Trindade
Edição: Elsio Gomes
Planetário mexe com imaginário de amantes do espaço.
Tv Terra Lucas do rio verde
REPORTAGEM BRUNO BORTONE
Primavera do leste - 21 a 24 de março
O MT Imersivo esteve no município de Primavera do leste visitando a Escola Estadual Monteiro lobado, 13 de maio e Marlucia onde ocoreram as oficinas de stop motiom
Fotos
Imprensa
Tangará da Serra - 28 a 31 de março
O MT Imersivo esteve no município de Tangará da serra estivemos no Centro cultural Pedro Alberto Tayano Filho onde ocoreram as apresentações durante os 4 dias e tambem foram feitas as oficinas de stop motiom!
Fotos
Imprensa
Cuiabá
Imprensa